sábado, 11 de fevereiro de 2012

CONVERTER-SE

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor”.

At. 3:19

INDICATIVO

PRESENTE

Eu me converto

Tu te convertes

Ele (você) se converte

Nós nos convertemos

Vós vos converteis

Eles (vocês) se convertem

PRETÉRITO PERFEITO

Eu me converti

Tu te converteste

Ele (você) se converteu

Nós nos convertemos

Vós vos convertestes

Eles (vocês) se converteram

PRETÉRITO IMPERFEITO

Eu me convertia

Tu te convertias

Ele (você) se convertia

Nós nos convertíamos

Vós vos convertíeis

Eles (vocês) se convertiam

PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO

Eu me convertera

Tu te converteras

Ele (você) se convertera

Nós nos convertêramos

Vós vos convertêreis

Eles (vocês) se converteram

FUTURO DO PRESENTE

Eu me converterei

Tu te converterás

Ele (você) se converterá

Nós nos converteremos

Vós vos convertereis

Eles (vocês) se converterão

FUTURO DO PRETÉRITO

Eu me converteria

Tu te converterias

Ele (você) se converteria

Nós nos converteríamos

Vós vos converteríeis

Eles (vocês) se converteriam

SUBJUNTIVO

PRESENTE

Que eu me converta

Que tu te convertas

Que ele (você) se converta

Que nós nos convertamos

Que vós vos convertais

Que eles (vocês) se convertam

PRETÉRITO IMPERFEITO

Se eu me convertesse

Se tu te convertesses

Se ele (você) se convertesse

Se nós nos convertêssemos

Se vós vos convertêsseis

Se eles (vocês) se convertessem

FUTURO

Quando eu me converter

Quando tu te converteres

Quando ele (você) se converter

Quando nós nos convertermos

Quando vós vos converterdes

Quando eles (vocês) se converterem

IMPERATIVO

AFIRMATIVO

-

Converte-te tu

Converta-se você

Convertamo-nos nós

Convertei-vos vós

Convertam-se vocês

NEGATIVO

-

Não te convertas tu

Não se converta você

Não nos convertamos nós

Não vos convertais vós

Não se convertam vocês

INFINITIVO IMPESSOAL

Converter-me eu

Converteres-te tu

Converter-se ele (você)

Convertermo-nos nós

Converterdes-vos vós

Converterem-se eles (vocês)

FORMAS NOMINAIS

INFINITIVO PESSOAL

Converter-se

GERÚNDIO

Convertendo-se

PARTICÍPIO

... se convertido

Nenhum comentário:

Postar um comentário