sábado, 11 de fevereiro de 2012

ADORAR

Adorai ao Senhor na beleza da santidade: tremei diante dele todos os moradores da terra”.

Sl. 96:9

INDICATIVO

PRESENTE

Eu adoro

Tu adoras

Ele (você) adora

Nós adoramos

Vós adorais

Eles (vocês) adoram

PRETÉRITO PERFEITO

Eu adirei

Tu adoraste

Ele (você) adorou

Nós adoramos

Vós adorastes

Eles (vocês) adoraram

PRETÉRITO IMPERFEITO

Eu adorava

Tu adoravas

Ele (você) adorava

Nós adorávamos

Vós adoráveis

Eles (vocês) adoravam

PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO

Eu adorara

Tu adoraras

Ele (vocês) adorara

Nós adoráramos

Vós adoráreis

Eles (vocês) adoraram

FUTURO DO PRESENTE

Eu adorarei

Tu adorarás

Ele (você) adorará

Nós adoraremos

Vós adorareis

Eles (vocês) adorarão

FUTURO DO PRETÉRITO

Eu adoraria

Tu adorarias

Ele (você) adoraria

Nós adoraríamos

Vós adoraríeis

Eles (vocês) adorariam

SUBJUNTIVO

PRESENTE

Que eu adore

Que tu adores

Que ele (você) adore

Que nós adoremos

Que vós adoreis

Que eles (vocês) adorem

PRETÉRITO IMPERFEITO

Se eu adorasse

Se tu adorasses

Se ele (você) adorasse

Se nós adorássemos

Se vós adorásseis

Se eles (vocês) adorassem

FUTURO

Quando eu adorar

Quando tu adorares

Quando ele (você) adorar

Quando nós adorarmos

Quando vós adorardes

Quando eles (vocês) adorarem

IMPERATIVO

AFIRMATIVO

-

Adora tu

Adore você

Adoremos nós

Adorai vós

Adorem vocês

NEGATIVO

-

Não adores tu

Não adore você

Não adoremos nós

Não adoreis vós

Não adorem vocês

INFINITIVO IMPESSOAL

Adorar eu

Adorares tu

Adorar ele (você)

Adorarmos nós

Adorardes vós

Adorarem eles (vocês)

FORMAS NOMINAIS

INFINITIVO PESSOAL

Adorar

GERÚNDIO

Adorando

PARTICÍPIO

Adorado

Nenhum comentário:

Postar um comentário